domingo, 13 de março de 2011

REPLETINDO SOBRE A PRÓPRIA APRENDIZAGEM

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
ALUNA: Angela Maria dos Anjos Nascimento
FORMADORA: Sandra Santos TURMA: 1/2011
UNIDADE: 1
Macapá-AP, 13 de março de 2011.
Trabalho por projeto - atividade 7
Como o professor pode desenvolver uma prática integradora que contemple os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as diferentes tecnologias, disponíveis na escola, em ações nas quais as tecnologias possam contribuir efetivamente?
Bom, para início de conversa, em minha formação em magistério no Instituto de Educação do Estado do Amapá – IEEA – sempre trabalhamos com projetos, temas geradores, então para mim a prática com projetos nunca foi uma dificuldade.
Mas como o trabalho com projetos é muito dinâmico e exige do professor um grande envolvimento com as aulas e ainda uma constante atualização com novas as metodologias, tecnologias e conteúdos selecionados. Por isso, o curso Tecnologias na Educação auxilia o professor nesta constante atualização.
É importante ressaltar que o ensino do manuseio de um recurso tecnológico, ou mesmo seu uso por si não é garantia de educação inovadora e eficiente.
Neste mote, vejo o trabalho com projetos a metodologia mais eficiente de alcançar os objetivos educacionais, pois através dela podemos contemplar conteúdos interessantes e necessários, fomentar o aprendizado de habilidades e competências ao mesmo tempo oportunizar a utilização das novas tecnologias. O aprendizado através de projetos oferece ao aluno autonomia sobre seu aprendizado e dá significado aos conteúdos e as metodologias.