domingo, 20 de março de 2011

Internet como espaço de (co)criação




A internet dispõe de um mundo de possibilidades no que tange a participação, cooperação, publicação e criação individual e coletiva. Um bom exemplo disso é a Wikipédia, que se trata de uma enciclopédia digital com páginas interligadas e cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa. Imaginemos então um espaço onde nossos alunos ao mesmo tempo possam pesquisar e colaborar com informações sem excessivas exigências técnicas.
Outro recurso semelhante é Wikcionário, que é um dicionário eletrônico de conteúdo livre. ao contrário do patrão normal de dicionários, este é escrito colaborativamente por voluntários que usam o software wiki, permitindo que os artigos possam ser alterados por quase todas as pessoas de acesso ao site.
Outra interessante ferramenta de produção é o Google docs, onde se tem a possibiidade de editar textos de maneira cooperada. várias pessoas editando um mesmo texto, uma revolução para se trabalhar em grupo, onde cada indivíduo pode estar em diferentes lugares.
Já os blogs e fotoblogs que são sites de fácil atualização e fácil manuseio, que funcionam como espaço de divulgação, publicação e acompanhamento de criação de conhecimentos. ou seja, funciona como um mural on line, que pode ser criado de maneira individual ou cooperada.

Nas redes sociais (facebook, orkut, myspace, twiter) encontra-se diferentes formas de se comunicar.

Portanto, basta explorar e conhecer para então encontrarmos as maneiras mais viáveis de uso dessas ferramentas em benefícil da educação, pois populares estas já são.