NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
ALUNA: Angela Maria dos Anjos Nascimento
FORMADORA: Sandra Santos TURMA: 1/2011
UNIDADE: 1
Macapá-AP, 25 de fevereiro de 2011.
Minha escola – atividade 5
Escola Estadual Cecília Pinto possui além das 20 salas de aula 4 ambientes de aprendizagem direcionados a prática com alunos: LIED, biblioteca, sala de leitura e TV ESCOLA.
TV ESCOLA 2011
De acordo com a pesquisa realizada na escola o ambiente mais utilizado na escola é a TV ESCOLA. No horário da manhã em 2010, este espaço era utilizado em regime de horários fixos, ou seja, cada turma tinha um horário semanal neste ambiente, o que de acordo com a coordenadora da manhã, tinha como lado positivo de fazer com realmente o ambiente fosse utilizado pela turma, contudo, alguns professores não faziam seus planejamentos o que obrigou a coordenadora a ter sempre na “manga” um “plano B”.
Outro ponto negativo dos horários fixos semanais é que as turmas de 4ª série da escola trabalham em regime de horários para disciplinas como é no fundamental 2, por isso as turmas de 4ª série sempre saiam prejudicadas, pois havia coincidências de horários, de acordo com as professoras das turmas.
Houve também menção a dificuldades acerca da escassez do acervo da TV ESCOLA, ou mesmo sobre pouca aceitabilidade por parte dos alunos quanto a filmes educativos.
Em 2011 o acesso a TV ESCOLA será agendado com planejamento.
SALA DE LEITURA
Quanto à sala de leitura, pela manhã ela funciona em regime de horários, o planejamento é feito pelas coordenadoras do ambiente, que dividem as turmas em dois grupos para atender com qualidade aos alunos.
LIED 2011
O LIED no ano de 2010 funcionou com horários fixos semanais, o planejamento era feito pelo professor da turma, o que nem sempre acontecia. Segundo a coordenadora do ambiente no horário da manhã este horário apesar de garantir o uso do ambiente pelo aluno, prejudicava as turmas de quarta série, além disso não garantia ensino de qualidade tendo em vista o não planejamento de atividades pelos professores das turmas. No ano de 2011 o ambiente funcionará com horário agendado e a coordenadora do ambiente providenciou uma ficha que facilita planejamento pelos professores e o seu na hora de preparar o ambiente.
Outro ponto que distancia os professores do LIED é a falta de intimidade com o programa disponibilizado no ambiente.
BIBLIOTECA
A biblioteca não foi citada pelos professores pesquisados, mas de acordo com as coordenadoras do ambiente este funciona da seguinte maneira: os professoras escolhem os livros a serem utilizados em sala de aula pelos alunos, pela manhã são livros de literatura infantil a serem utilizados em aulas de leitura, já os alunos da tarde fazem suas pesquisas pela manhã.
Fazendo uma análise dos dados coletados, percebe-se que as atividades apóiam ainda práticas tradicionais, todavia, alguns dos professores sim citaram atividades bastante diversificadas e inovadoras. E a escola está caminhando para melhoria no atendimento em seus ambientes diversificados de aprendizagem, pois demonstrou está fazendo constante avaliação de sua prática buscando a melhoria. Penso que a “intimidade” com os ambientes e suas possibilidades com certeza potencializaram novas propostas e práticas pedagógicas.