NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC.
UNIDADE 3: Projeto na Escola
Escola Estadual Cecília Pinto
Diretora: Josiane
Professora: Angela
Série: 1ª a 4ª Turma: AC-3 (aceleração) Turno: tarde
Macapá-AP, 28 de abril de 2011
Estrutura Curricular: Ensino fundamental inicial
Disciplinas envolvidas: Multidisciplinar
Autor da proposta: Angela
Duração das atividades: 5 aulas
Problematização: o que é violência? Quais os tipos de violência mais conhecidos? O gera a violência? O que podemos fazer para diminuir a violência?
Tema : violência
Subtemas:
• Violência doméstica
• Violência escolar
• Violência nas ruas
• Violência no trânsito
• Violência X respeito
• Violência X amor
• Violência X amizade
• Violência X educação
Eixo temático: Educação afetiva no combate a violência
Objetivos: O que o aluno poderá aprender?
Geral: Descobrir formas e atitudes de combate a violência, através do conhecimento das causas e efeitos desta em nossa sociedade;
Específicos:
• Identificar diversos tipos de violência;
• Conhecer as leis que podem ser aplicadas em situações de violência;
• Produzir narrativas escritas com base na própria vivência acerca da violência;
• Pesquisar na internet;
• Produzir dissertações orais e escritas a respeito de situações de violência;
• Produzir bilhetes e sms como forma de incentivo a amizade entre os colegas;
• Dialogar acerca da necessidade da afetividade, respeito, educação e amor em nossas vidas;
• Fazer auto-avaliação dos seus atos;
• Participar de dinâmicas que estimulam a afetividade.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
• Dialogar com os alunos sobre antigos e novos meios de comunicação e informação;
• O aluno deve saber fazer trabalho em grupo: comportamento no grupo, pontos que prejudicam e importância deste;
• Auto-avaliação: o que é? pra que serve? como fazer?
• Regras de um debate ou diálogo em grupo.
Metodologia: Estratégias e recursos da aula Tecnologias e mídias a serem utilizadas
1ª aula
Aula dialogada sobre violência (quais os tipos, motivação, causas mais comuns, relatos, o que caracteriza, etc.); divisão da turma em grupos para produção de narrativas escritas sobre violência (cada aluno em seu grupo relatará uma história de violência vivida ou vista, uma será escolhida pelo grupo para ser escrita e ilustrada com desenho); ao final da aula os grupos apresentaram suas histórias a turma; auto avaliação da aula feita pelos alunos oralmente.
2ª aula
Aula dialogada sobre burlling (relato de experiências, discussão o sofrimento da vítima, motivação do praticante, e as leis que podem ser aplicadas em situações de violência, regras da escola, casos vistos ou ouvidos na televisão, etc.); no LIED da escola apresentação de slides sobre antigos e atuais meios de comunicação e informação, ilustrações, sua importância e influência em nossa forma de nos relacionar mos com o conhecimento; pesquisa na internet sobre violência na escola; produção de texto dissertativo em sala de aula demonstrando sua opinião acerca do burlling.
3ª aula
Dinâmica do abraço; auto-retrato (cada aluno desenha a si mesmo); questionário sobre suas preferências (o que gosta de comer, o que gosta de fazer no tempo livre, qual seu melhor amigo, etc.); troca de perfis: o colega do lado apresenta-se como se fosse o outro; aula dialogada sobre a importância de regras de convivência; apresentação de slides na Tv escola sobre o que é sms, como utilizá-lo; hora do sms: os alunos escrevem sms em seus cadernos e depois com um celular mandam para o celular da professora que estará com o colega destino.
4ª aula
Dinâmica de grupo estimulando a afetividade (desenho de um amigo de sala de aula), aula dialogada sobre a importância do cuidado e do afeto com outro em nossas relações, leitura do livro: Desculpe; aula expositiva sobre bilhetes; produção de bilhetes (para um amigo, para quem você não costuma falar na sala de aula); exposição dos bilhetes em mural correio da amizade, pesquisa para casa: entrevista com aluno que está fora da escola (quantos anos tem, por que abandonou a escola, pretende voltar, etc.)
5ª aula
Leitura da música de Milton Nascimento “Canção da América”; interpretação oral da música; desenho para expressar os sentimentos; tabulação em grupo do resultado da pesquisa; aula dialogada sobre abandono educacional e direito das crianças, produção teatral: em grupo dramatização dos textos narrativos produzidos sobre violência; apresentação para turma; roda de avaliação: avaliação da aula e auto-avaliação.
Recursos complementares
Fornecer aos alunos um número de celular onde, após as aulas os mesmos possam enviar a mensagem que desejam que seja avaliada.
Avaliação
O aluno será avaliado durante todo processo de aprendizagem de forma diagnóstica, mediadora e classificatória, com os seguintes critérios:
a) se tem domínio da escrita e das técnicas de escrever narrativas, dissertações, bilhetes e sms;
b) se reconhece as teclas e atalhos do celular;
c) se utilizou os conhecimentos da netiqueta;
d) se executa comandos orais e escritos;
e) se entregou todas as atividades pedidas.
f) se relaciona bem no grupo;
g) se respeita regras de boa vivência e de debate;
h) se consegue pesquisar na internet;
É importante que o professor acompanhe cada passo da execução das atividades para corrigir imediatamente os possíveis erros e/ou equívocos.
Referência bibliográfica:
Podcast (CD a áudio aula da professora Mônica Carapeços Arriada, “Informática na etapa de pesquisa de um Projeto de Aprendizagem” – Unidade 3)
Áudio “O uso da informática na etapa de escolha do tema em um projeto” (12’:00’’)
Áudio "Informática na etapa de pesquisa de um Projeto de Aprendizagem" (08’:30’’)
Roteiro para escolha de tema na elaboração de projeto. http://angeladetroia.blogspot.com/2011/04/roteiro-para-escolha-de-tema-na.html
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC – Guia do cursista. Brasília: 2010.